Direção-Geral do Território
Acervo Histórico da DGT
O processo de fusão que integrou na Direção-Geral do Território (DGT) o Instituto Geográfico Português e a Direção-Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, reuniu os espólios, herdados dos organismos que os antecederam, e que constituem patrimónios públicos valiosos que se complementam.

O Instituto Geográfico Português (IGP) foi a entidade sucessora de um conjunto de organismos públicos, cujas origens institucionais remontam aos finais do século XVIII - à então criada Comissão para os Trabalhos de Triangulação Geral do Reino.
Como organismo ligado à geodesia, à cartografia e ao cadastro, o IGP foi o fiel depositário de um vasto património científico e histórico, o qual conta com cerca de 1300 peças no núcleo museológico, a cartoteca com milhares de cartas e atlas, e uma biblioteca especializada.
Tendo em consideração a importância histórica e cultural desse espólio, foi desenvolvido o projeto Museu Virtual, que  permite ao utilizador aceder com facilidade a um conjunto privilegiado de informação e que prosseguirá com a introdução, de forma faseada, de novos conteúdos.

A Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) foi herdeira do espólio dos sucessivos organismos da Administração central do Estado que, desde 1944, ano em que foi criada a Direcção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU), detiveram a responsabilidade da prossecução da política nacional de ordenamento do território e de urbanismo.
Esse espólio é constituído por cerca de 5 000 plantas originais, cerca de 12 000 fotografias aéreas e um número significativo de documentos escritos relacionados com a elaboração e aprovação dos planos. O conjunto, que compreende ainda outra documentação relacionada, de que se destaca a coleção dos Boletins da DGSU, constitui um património público valioso e um elemento essencial para o estudo e a compreensão da história do ordenamento do território e do urbanismo em Portugal. Ciente desse valor, a DGOTDU promoveu a inventariação, catalogação e digitalização dos documentos que constituem o Arquivo Histórico OT&DU.
A disponibilização do acesso ao Arquivo Histórico da extinta DGOTDU constituiu, por isso, um objetivo de primeira hora no desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT). Esse objetivo, tornou-se  realidade com a disponibilização na página web do SNIT de um conjunto de documentos gráficos e escritos  e meta-dados relacionados, que estão acessíveis através de um sistema de pesquisa e navegação especificamente desenvolvido para esse efeito. O processo irá prosseguir até que a totalidade do espólio significativo esteja acessível.
Última atualização: terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados