Direção-Geral do Território
Cartografia e Geodesia
A Direção-Geral do Território (DGT) tem como missão, em matéria de atividades no domínio da geodesia, definir os referenciais geodésicos nacionais, acompanhar a manutenção e o aperfeiçoamento das infraestruturas geodésicas de Portugal, assim como manter os registos de dados que as caracterizam, de forma a garantir condições para a sua distribuição. Neste domínio merecem destaque todas as atividades e trabalhos desenvolvidos no âmbito da Rede Geodésica Nacional, da Rede de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão e da Rede Nacional de Estações Permanentes GNSS (Global Navigation Satellite System).
As atribuições da DGT em matéria de informação geográfica envolvem, entre outras, a implementação da diretiva Inspire em Portugal, o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e a promoção da cobertura cartográfica nacional.  
O SNIG é a infraestrutura nacional de dados espaciais que, através do seu geoportal, permite pesquisar, visualizar e explorar a informação geográfica sobre o território nacional, produzida por entidades oficiais e privadas.
A promoção da cobertura cartográfica nacional envolve a criação e a manutenção de bancos de dados de informação geográfica do território nacional, assegurando ainda a sua publicação e distribuição. Para além da atualização regular das bases de dados digitais de pequena escala do território nacional, de que esta direção-geral é responsável enquanto autoridade nacional junto das mais diversas entidades internacionais, a DGT tem ainda como competência a promoção e a aquisição de cartografia topográfica base, de média escala, em formato vetorial e imagem. Neste domínio merecem destaque, pela sua dimensão, a promoção de execução da Série Cartográfica Nacional na escala 1:10 000 e a cobertura regular do território de Portugal continental com ortofotos. É também adquirida, com caráter regular, cartografia temática de ocupação e uso do solo, de que são exemplo a Carta Corine Land Cover e a Carta de Ocupação do Solo.
A DGT tem também como atribuição garantir a qualidade da cartografia de referência a utilizar na elaboração dos instrumentos de gestão territorial. Esta atividade decorre dos procedimentos de homologação de cartografia e tem como propósito garantir que a informação geográfica utilizada pelo Estado cumpre critérios mínimos de qualidade.
A DGT desenvolve e participa ainda em projetos internacionais de investigação científica no domínio da informação geográfica e do ordenamento do território. São exemplos de projetos com estas caraterísticas o projeto Landyn, que pretende estudar as alterações de ocupação e uso do solo em Portugal nas últimas décadas e  o projeto Fireland que tem como objetivo estudar a dinâmica da ocupação florestal causada pelos incêndios.
Última atualização: quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados