Direção-Geral do Território
Componente de Serviços
Esta será a componente mais visível do programa Copernicus, concretizando um dos seus principais objetivos no que respeita à disponibilização de produtos e serviços como instrumentos de monitorização do ambiente e segurança. A informação produzida na componente de serviços é derivada dos dados adquiridos na Componente Espaço e na Componente In Situ. Esta componente inclui seis serviços:

Monitorização do meio terrestre - http://land.copernicus.eu

Suporta aplicações no domínio do ordenamento do território, planeamento urbano, infraestrutura de transportes, gestão de recursos naturais, gestão florestal e agrícola, gestão da água, segurança alimentar, entre outros.

Este serviço tem quatro componentes criadas com base no tipo de informação produzida e na área geográfica cartografada: pan-europeia; local; global e hotspots globais. O serviço é coordenado pela Agência Europeia do Ambiente (EEA), com exceção da componente global que é coordenado pelo Joint Research Centre (JRC).

Gestão de emergências - http://emergency.copernicus.eu

O serviço de gestão de emergências encontra-se orientado para apoio nos diferentes cenários de catástrofes, concretamente: catástrofes meteorológicas (e.g., tempestades, incêndios, inundações); catástrofes geofísicas (e.g., sismos, tsunamis, erupções vulcânicas e deslizamentos de terras), catástrofes provocadas pelo Homem; e outras catástrofes humanitárias, dentro e fora da UE.

O serviço tem como principal objetivo dar apoio a utilizadores com responsabilidades na gestão de desastres (e.g. proteção civil, ajuda humanitária, ações externas) através da disponibilização de cartografia de referência, imagens de satélite e informação derivada.

Este serviço é coordenado operacionalmente pela Direção Geral de Ajuda Humanitária e Proteção Civil (DG-ECHO) e tecnicamente pelo Joint Research Centre (JRC).

Monitorização do meio marinho - http://marine.copernicus.eu

A monitorização do meio marinho visa a caracterização do estado do mar e dos ecossistemas marinhos para o conjunto dos oceanos e para as áreas regionais europeias. Os serviços incluem: segurança marítima (e.g. apoio à política dos transportes); ambiente e recursos marinhos; regiões costeiras; e também as previsões meteorológicas sazonais e a monitorização do clima. Estes serviços revestem-se de uma grande importância para o aumento da capacidade europeia integrada de previsão e vigilância dos oceanos e para a disponibilização de variáveis climáticas fundamentais.

Monitorização atmosférica - http://atmosphere.copernicus.eu

O serviço de monitorização atmosférico está orientado para o controlo: da qualidade do ar à escala local, nacional e europeia; e da composição química à escala mundial. Estes serviços suportam várias aplicações, incluindo a saúde, monitorização ambiental, energias renováveis energias, meteorologia e climatologia. A monitorização ambiental é também um elemento essencial para a monitorização das alterações climáticas.

Segurança

O serviço de segurança, disponível para várias escalas (nacional, regional, europeu e global), tem como principal objetivo a disponibilização de informação para apoiar a prevenção de crises e aumentar a capacidade de preparação e de reposta. O serviço de segurança será composto por três áreas temáticas de atuação: (1) monitorização de fronteiras; (2) vigilância marítima; (3) segurança marítima e apoio às ações externas da UE.

A European Maritime Safety Agency (EMSA) e a Agency for the Management of Operational Cooperation at the External Borders of the Member States of the European Union (FRONTEX), são as entidades responsáveis por estes serviços.

Este serviço ainda está em desenvolvimento e pode encontrar mais detalhes aqui.

Monitorização das alterações climáticas - http://www.copernicus-climate.eu

O serviço de monitorização das alterações climáticas tem como grande objetivo construir-se como uma base de conhecimento de apoio a políticas de mitigação e adaptação. Para tal, o serviço irá disponibilizar informação sobre o estado atual do clima e sobre as projeções mais prováveis para as próximas décadas para vários cenários de emissões de gases de efeito de estufa e outros indicadores de alterações climáticas. Dessa forma permitirá o apoio a políticas relacionadas com a mitigação e adaptação climáticas.

O serviço terá três componentes fundamentais: (1) redes sustentáveis de observação in situ e por satélite; (2) reanálise do clima da Terra com base em modelos e dados de observação; e (3) projeções climáticas baseadas em vários cenários.
Última atualização: quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados