A Componente Espaço tem como objetivo a recolha, pré-processamento e distribuição de dados obtidos a partir de sensores remotos instalados em satélites. Inclui dois tipos de missões:
- Missões dedicadas - satélites construídos e operados no âmbito do Copernicus, i.e. Sentinels; Para ter acesso a uma breve descrição dos satélites Sentinel, clique aqui.
- Missões contributivas - satélites que apesar de terem sido desenvolvidos fora do contexto do Copernicus, adquirem dados importantes para a implementação do programa. Os satélites deste grupo pertencem a instituições como: a própria ESA, a agências espaciais dos Estados-Membros e de países terceiros, a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), entre outras. Para saber mais sobre missões contributivas clique aqui.
Pode consultar o cronograma dos lançamentos dos Sentinels de seguida.
(clique sobre a imagem para ampliar)
As imagens de satélite provenientes dos Sentinel, bem como a informação derivada (e.g. cartas de risco, mapas de ocupação do solo) produzida no âmbito do programa Copernicus, são disponibilizadas com base numa política de dados abertos e gratuitos, tal como previsto no Regulamento Delegado (UE)
N.o 1159/2013 da Comissão de 12 de junho de 2013.
A Componente Espaço é suportada pelo Segmento Colaborativo de Solo (CollGS) que comanda as operações de voo e aquisição, arquivo, processamento e distribuição dos dados. Nesse segmento os EM têm vindo a assumir um importante papel com a implementação de infraestruturas tecnológicas como será o caso da IPSentinel, infraestrutura em desenvolvimento pela Direção-Geral do Território (DGT) e Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
Ponto de situação atual:De momento, o acesso aos dados gerais da Componente Espaço do programa Copernicus pode efetuar-se
aqui.
Prevê-se que durante o 1º semestre de 2017 Portugal tenha um ponto de acesso privilegiado, em termos de desempenho, para esta informação, o IPSentinel.
Neste momento a missão Sentinel-1 já se encontra totalmente operacional. O Sentinel-1A foi lançado no dia 3 de Abril de 2014 e o Sentinel-1B no dia 25 de Abril de 2016.
O Sentinel 2-A foi lançado no dia 23 de Junho de 2015 e já se encontra em fase operacional. O lançamento do Sentinel 2-B está previsto para o primeiro semestre de 2017.
O Sentinel 3-A foi lançado no dia 3 de Fevereiro de 2016 e já se encontra a ser operado pela EUMETSAT. O Sentinel 3-B está previsto para 2017 e o Sentinel 3-C será lançado até 2020.
É possível descarregar os respetivos dados
aqui.