Direção-Geral do Território
Fotografia aérea digital
Com os voos obtidos com câmaras aéreas digitais todo o processo de obtenção de fotografias aéreas se tornou mais célere, o tempo que vai desde a execução do voo à possibilidade de início de utilização dessas mesmas imagens diminuiu drasticamente, devendo-se grandemente ao facto das fotografias não terem de ser convertidas para formato digital. 

A realização de coberturas aerofotográficas sistemáticas pela Direção-Geral do Território (DGT) visa garantir um conhecimento regular da evolução do território nacional e permite responder às necessidades dos vários utilizadores deste tipo de informação geográfica. 

As parcerias que têm vindo a ser estabelecidas pela DGT com outros organismos da administração pública permitem reduzir os custos inerentes à obtenção desta informação. 

A primeira destas colaborações foi celebrada em 2004 quando a DGT (antigo IGP) estabeleceu um protocolo com a antiga Direcção Geral das Florestas (DGRF) actual Autoridade Florestal Nacional (AFN), visando a realização do último inventário florestal. 

Em 2009 e 2010, 2012 e 2015 numa parceria com o Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP) realizaram-se mais dois voos de Portugal continental. 

As coberturas aerofotogramétricas, além de serem um produto muito solicitado e utilizado por diversos sectores da comunidade, servem também de base à obtenção de outra  informação georrreferenciada, tal como os ortofotos, os modelos digitais de terreno e informação vectorial a três dimensões. 





Ficha Técnica

Origem Fotografia digital, obtida com câmara aerofotogramétrica 
Câmaras Aerofotogramétricas
DMC - Intergraph
UltraCam D - Vexcel
Ultracam XP - Vexcel
Ultracam Eagle - Vexcel
Ultracam xp-wa - Vexcel
Parâmetros de Orientação Externa
GNSS e IMU
Resolução Radiométrica
RGB e Infravermelho Próximo
Formatos Disponíveis
Analógico / Raster
Condições de Fornecimento
Preçário
Atualização
2004 a 2006 -  Voo DGT/DGRF
2007 -  Voo DGT
2009 -  Voo DGT / IFAP
2010 -  Voo DGT / IFAP
2012  -  Voo DGT / IFAP
2015  -  Voo DGT / IFAP (centros de projeção)





Fotografia aérea digital com resolução espacial de 50 cm (Continente)
Com os voos obtidos com câmaras aéreas digitais todo o processo de obtenção de fotografias aéreas se tornou mais célere, o tempo que vai desde a execução do voo à possibilidade de início de utilização dessas mesmas imagens diminuiu drasticamente, devendo-se grandemente ao facto das fotografias não terem de ser convertidas para formato digital. A realização de coberturas aerofotográficas sistemáticas pelo Instituto Geográfico Português (IGP) visa garantir um conhecimento regular da evolução do território nacional e permite responder às necessidades dos vários utilizadores deste tipo de informação geográfica. As parcerias que têm vindo a ser estabelecidas pelo IGP com outros organismos da administração pública permitem reduzir os custos inerentes à obtenção desta informação. A primeira destas colaborações foi celebrada em 2004 quando o IGP estabeleceu um protocolo com a antiga Direcção Geral das Florestas (DGRF) actual Autoridade Florestal Nacional (AFN), visando a realização do último inventário florestal. Em 2009 e 2010, numa parceria com o Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP) realizaram-se mais dois voos de Portugal continental.    
As coberturas existentes, são:
 
Fotografia aérea digital com resolução espacial de 10 cm (Zonas Costeiras)
O território de Portugal possui uma extensa costa cuja exposição à erosão é largamente conhecida. A DGT (Direção-Geral do Território) no âmbito das suas competências, tem responsabilidades nesta área de atuação. Assim, reuniram-se sinergias numa parceria entre dois organismos públicos para a aquisição de um conjunto de dados geográficos de base, com o objectivo de dar respostas às solicitações das várias entidades com competência na gestão das zonas costeiras de Portugal continental. Foi então adquirido um voo digital com uma resolução espacial de 10 cm para as zonas costeiras de Portugal continental. 
  • Voo Zonas Costeiras (2008)
Última atualização: quinta-feira, 22 de junho de 2017

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados