Direção-Geral do Território
Modelos Digitais do Terreno e de superfície
Os Modelos Digitais do Terreno constituem um modelo topográfico altimétrico resultantes de diversos tipos de informação geográfica tridimensional com especial destaque para dados altimétricos e hidrográficos.

São gerados em ambiente digital e representam a superfície ao nível do terreno não sendo considerados valores altimétricos inerentes a edificações, à vegetação e a outros acidentes artificiais.

São representados sobre a forma de estruturas matriciais com diferentes tipos de resolução espacial.

Os Modelos Digitais de Superfície, por sua vez, resultam principalmente de dados tridimensionais adquiridos por processo de correlação fotogramétrica incluindo valores altimétricos de todos os objetos existentes no terreno.

Com base em tecnologias mais recentes de varrimento por laser (LIDAR) obtêm-se também dados altimétricos relativos a todos os objetos existentes no terreno com elevada resolução altimétrica.

Os dados resultantes desses procedimentos são motivo da devida edição cartográfica de modo a constituírem um conjunto de dados geográficos consistente e são representados, também, sob a forma de estruturas matriciais com diferentes resoluções espaciais.

A utilização destes Modelos de Dados tem especial aplicação em projetos de Engenharia, em Geodesia, Geofísica, em Planeamento do Território, etc.

A sua integração em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica proporciona grandes vantagens na execução de processos de análise e visualização da conjugação dessa informação com outra informação geográfica.
Última atualização: quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados