Direção-Geral do Território
Rede Maregráfica
A Rede Maregráfica da DGT é constituída por dois marégrafos, localizados em Cascais e Lagos.
A DGT é a autoridade nacional responsável pela definição do Datum Altimétrico de Portugal Continental. De modo a cumprir essa missão tem instalado em Cascais um marégrafo analógico, a funcionar desde 1882, que regista o nível das águas do mar em maregramas referentes a períodos consecutivos de 7 dias. O Marégrafo de Cascais, devido à sua situação geográfica e à longa série temporal de registos, assume grande importância não só a nível nacional mas também para toda a comunidade científica, estando integrado nas redes internacionais de marégrafos.

A DGT é também responsável pelo marégrafo de Lagos, a funcionar desde 1908, cuja principal função é a medição das variações do nível médio do mar na costa sul de Portugal Continental.
Em 2003, ao abrigo de um programa de modernização de equipamento, foram adquiridos dois novos sistemas digitais acústicos, mais precisos, com capacidade de gestão remota e, permitindo obter dados em tempo real, não só relativos ao nível do mar, mas também de outros parâmetros, tais como pressão atmosférica e temperatura do ar e da água. O marégrafo acústico de Cascais está a funcionar desde outubro de 2003 e o de Lagos desde abril de 2004.
Assim, desde há mais de 120 anos, estes registos vêm sendo regularmente enviados para serviços internacionais - Permanent Service for Mean Sea Level (PSMSL) e o Intergovernmental Oceanographic Commission (IOC) of Unesco.

(clique sobre a imagem para ampliar)
É assim mais fácil compreender a importância do Marégrafo de Cascais (e Lagos), dada a sua integração numa rede internacional de Marégrafos, necessários à observação do nível médio do mar e, consequentemente, úteis na determinação de movimentos verticais da crosta terrestre.

Atualmente, existem vários estudos para a previsão da subida do nível médio das águas do mar (NMM).

(clique sobre a imagem para ampliar)
Variação Secular do Nível Médio do Mar em CASCAIS, da autoria de Carlos Antunes, FCUL 
http://webpages.fc.ul.pt/~cmantunes/hidrografia/hidro_mares.html


As alterações climáticas, e a consequente subida global do nível médio das águas do mar, põe em risco a linha de costa, provocando o seu recuo e colocando em perigo populações costeiras. Os dados obtidos em tempo-real pelo Marégrafo de Cascais, permitem uma monitorização contínua da variação do Nível Médio do mar em Cascais, sendo uma referência para toda a costa Portuguesa.

(clique sobre a imagem para ampliar)
Os dados dos marégrafos digitais são disponíveis gratuitamente e podem ser descarregados em:
ftp://ftp.dgterritorio.pt/Maregrafos/Lagos

Para mais informações sobre os marégrafos poderá consultar as seguintes publicações:
Marégrafo de Cascais
Marégrafo de Lagos
Última atualização: terça-feira, 31 de outubro de 2017

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados