Direção-Geral do Território
1.º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG 2016)
Decorreu nos dias 8 a 9 de novembro de 2016, no Auditório da Polícia Judiciária, em Lisboa, o 1.º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG 2016), perspetivado como contributo relevante para a concretização e implementação do SNIG2020, num cenário de ações e medidas orientadas para a promoção e consolidação da democratização do acesso à informação geográfica.

O ENIIG 2016 foi organizado pela Direção-Geral do Território (DGT) em estreita articulação com o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), com uma Comissão Científica composta por 24 membros, e em colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

A cerimónia de abertura do ENIIG contou com a participação do Sr. Ministro do Ambiente, Prof. Doutor João Pedro Matos Fernandes, do Sr. Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, Dr. Pedro do Carmo e do Sr. Diretor-Geral do Território, Prof. Doutor Rui Amaro Alves. De entre as entidades que compareceram a esta sessão, destacam-se as presenças do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Carlos Martins, e dos Presidentes e Diretores-Gerais com responsabilidades institucionais na área das Infraestruturas de Informação Geográfica (IIG). A Sra. Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dr.ª Célia Ramos, presidiu ao encerramento do Encontro.

Em termos estruturais, o evento integrou 8 sessões temáticas, com 25 comunicações apresentadas por oradores da DGT e convidados, seguidas de debate.

As abordagens temáticas centraram-se nas áreas de interesse e vertentes associadas à implementação das  IIG, em síntese:
  • As IIG na democratização do acesso à informação geográfica;
  • Definição e implementação de políticas públicas em diferentes temáticas;
  • As IIG na modernização da Administração Pública e economia digital, com recurso ao desenvolvimento de mecanismos e práticas suportadas por plataformas digitais e TIC;
  • Novos paradigmas e tendências para a aquisição, produção e disponibilização de informação geográfica, resultantes da evolução tecnológica e da sociedade da informação;
  • Contributo das IIG na Administração Pública Regional e Local;
  • Interoperabilidade e novos modelos de dados geográficos, conformes ao estabelecido na Diretiva INSPIRE;
  • Soluções tecnológicas para as IIG.
Programa
Comunicações disponíveis
Fotografias do Encontro
Última atualização: sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados