Direção-Geral do Território
Disponibilização online das publicações “Cidades Resilientes em Portugal” e “Boas Práticas na Gestão do Risco de Cheias”
O dia 13 de outubro foi instituído formalmente pelas Nações Unidas como “Dia Internacional para a Redução de Catástrofes” com o intuito de sensibilizar os governos, organizações e cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta face à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes. Prevenção, mitigação e preparação são os motes do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes. “Viver para contar” é o tema do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes de 2016, com o objetivo de diminuir a mortalidade em cenários de catástrofe.

Recorda-se que no quadro da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes promovem-se vários projetos e ações tendo como preocupação central aumentar a capacidade de resiliência das comunidades. Neste âmbito, a Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes assinala o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes com a divulgação online de duas publicações:

Cidades Resilientes em Portugal
A publicação “Cidades Resilientes em Portugal” tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pelos 9 municípios nacionais (Amadora, Cascais, Funchal, Lisboa, Lourinhã, Odivelas, Santo Tirso, Setúbal e Torres Vedras) que integram a Campanha “Cidades Resilientes” (“Making Cities Resilient: ‘My City is getting ready!” no original). Esta Campanha é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, lançada com o propósito de realçar a importância do patamar local no desenvolvimento de comunidades resiliente e atualmente integram esta iniciativa 3368 cidades ao nível mundial.

Boas Práticas na Gestão do Risco de Cheias
Esta publicação reúne um conjunto de boas práticas implementadas na gestão do risco de inundações, destinadas a evitar o surgimento de novos elementos expostos ou a atenuar vulnerabilidade dos já existentes. Este documento é um contributo para a procura de um desenvolvimento mais sustentável e para o aumento da resiliência das comunidades, tendo por base uma gestão eficaz do risco de inundação a nível local.

Última atualização: segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados