Direção-Geral do Território
Ministério do Ambiente e da Ação Climática
Testemunhos de Ana Sá e Ivo Natálio, da Tapada Nacional de Mafra
#ICNF #fiqueemcasa #SejaumAgentedeSaúdePública


Ministro do Ambiente e Ação Climática, dá prioridade ao projeto de investigação de deteção de vírus
#fiqueemcasa #SejaumAgentedeSaúdePública #covid19pt


Mensagem do Ministro do Ambiente e Ação Climática aos profissionais dos transportes e aos cidadãos #fiqueemcasa #SejaumAgentedeSaúdePública #estamosON


Testemunho de Adriano Alves, trabalhador da @AguasDoAltoMinho, do Grupo @AguasDePortugal, na tutela do @ambiente_pt. O abastecimento de água não pode parar. Siga as indicações da @DGSaude. Para sua segurança, #fiqueemcasa #SejaumAgentedeSaúdePública #estamosON #NaoParamos

Testemunhos de José Ribeiro e Pedro Mourão, Vigilante da Natureza do @ICNF, Tutelado pelo @ambiente_pt. A vigilância nas áreas protegidas está garantida. Siga as indicações da @DGSaude. Para sua segurança, #fiqueemcasa. #SejaumAgentedeSaúdePública  #estamosON #NaoParamos

Testemunho de Sílvia Ferreira, da @AguasdoAlgarve, do Grupo @AguasDePortugal, na tutela do @ambiente_pt. Os laboratórios não param garantindo a qualidade da água. Siga as indicações da @DGSaude. Para sua segurança, #fiqueemcasa. #SejaumAgentedeSaúdePública #estamosON #NaoParamos


Testemunho de Alexandre Mota, Vigilante Florestal do ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Tutelado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática. A monitorização dos recursos naturais nas áreas protegidas está garantida. Siga as indicações Direção-Geral da Saúde.Para sua segurança,#fiqueemcasa. #SejaumAgentedeSaúdePública #covid19pt #estamosON #NaoParamos



Testemunho de Trabalhador do metro de Lisboa - José Pedro Ferreira



Mensagem do Ministro Matos Fernandes sobre a gestão de resíduos urbanos

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, gravou uma mensagem de agradecimento aos profissionais da higiene urbana e da gestão de resíduos. Na mensagem, apela, igualmente, a que se sigam as regras de eliminação de luvas e de máscaras e, também, que se faça uma gestão mais cuidada dos resíduos urbanos.

(O vídeo pode ser descarregado em https://we.tl/t-0jBAwfMnDg)

Na mensagem, Matos Fernandes agradece a todos os que estão, agora e sempre, na linha da frente, garantindo a higiene pública de que todos desfrutamos.

O Ministro pede aos trabalhadores que sigam escrupulosamente as medidas de segurança, nomeadamente reforçando a higiene dos equipamentos de proteção individual.

Por outro lado, lembra que, com muitas pessoas em casa, em cumprimento da obrigação de recolhimento, houve um aumento substancial da produção de resíduos em zonas residenciais. Perante este desafio, o Ministro lembra que:

  • Todos os resíduos produzidos em casas com casos de infeção ou suspeita de contaminação devem ser colocados no lixo comum. O saco do lixo não deve ser completamente cheio e deve certificar-se que é colocado dentro de outro saco.
  • As luvas, máscaras e os lenços de papel (mesmo sem estarem contaminados) devem ser sempre colocados no lixo comum, e nunca, mas nunca, no ecoponto ou na sanita.
  • Neste momento não se deve deixar no exterior da casa móveis, colchões ou outros “objetos fora de uso”. Os serviços de higiene urbana precisam de racionar os seus recursos neste momento e a recolha de “monos” não é urgente.


O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, assinou ontem, domingo, 22 de março, três despachos que entram em vigor às 00:00 de 23 de março de 2020, e que abrangem áreas essenciais como o abastecimento de água, gestão de resíduos urbanos, fornecimento de energia, electricidade, gás e combustíveis e também os transportes.

Ao Mesmo tempo, o Ministro João Pedro Matos Fernandes escreveu e gravou um depoimento de agradecimento a todo o esforço desenvolvido por todos os trabalhadores tutelados pelo MAAC.

Mantenha-se seguro!
Última atualização: segunda-feira, 13 de abril de 2020

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.gov.pt

 © 2018 DGT - Todos os Direitos Reservados