Direção-Geral do Território
Participação de empresas nas provas de conceito das novas Especificações Técnicas de cartografia
A Direção-Geral do Território (DGT) iniciou as provas de conceito para a definição das novas especificações técnicas para a cartografia topográfica e topográfica de imagem.

Neste sentido, a DGT assinou no  dia 20 de fevereiro quatro protocolos de colaboração com as empresas:
  • Geoglobal, Sistemas de Informação Geográfica, Lda
  • InfoPortugal, Sistemas de Informação e Conteúdos, S.A.
  • Municípia - Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, E.M.,S.A
  • Socarto - Sociedade de Levantamentos Topo Cartográficos Lda
Com estas provas de conceito pretende-se estudar e avaliar em ambiente de produção cartográfica o modelo de dados definido pelas novas especificações de cartografia que a DGT tem estado a desenvolver.

A DGT está a elaborar novas especificações técnicas para a cartografia topográfica e topográfica de imagem.
 
Estas novas especificações técnicas resultam de um processo de reestruturação das especificações atualmente em vigor e têm em consideração os novos paradigmas tecnológicos, assim como as disposições dos regulamentos comunitários e nacionais para a informação geográfica.

O processo de elaboração destas novas especificações técnicas envolveu a auscultação de especialistas externos à DGT, provenientes da administração pública central e local, da academia e do setor privado e a recolha de contributos, que ocorreram no decurso da disponibilização pública e divulgação em vários ventos regionais da primeira versão deste documento.

A fase seguinte no processo de elaboração das novas especificações consiste na realização de várias de provas de conceito em colaboração com as empresas produtoras de cartografia.

Estas provas de conceito pretendem estudar e avaliar em ambiente de produção cartográfica as novas especificações de cartografia e, deste modo, aferir e testar as características do novo modelo de dados preconizado nas novas especificações técnicas.

Nestas provas de conceito pretende-se testar todas as etapas inerentes ao processo de produção cartográfica, e que vão desde a fase inicial de obtenção dos dados por restituição fotogramétrica, passando pelas etapas de completamento de campo, edição cartográfica e controlo de qualidade, até à fase final de entrega da informação.

O envolvimento das empresas na elaboração das novas especificações técnicas iniciou-se com uma reunião que a DGT promoveu na sequência da disponibilização pública da primeira versão das especificações. Foram convidadas para esta reunião as 13 empresas que ao longo dos últimos anos têm apresentado mais trabalhos de cartografia para homologação. Das 13 empresas convidadas, 8 aceitaram participar nesta reunião em que se discutiu o novo modelo de especificações técnicas.

Posteriormente, a DGT desafiou as 8 empresas que participaram nesta reunião para colaborarem com a DGT nas provas de conceito. As quatro empresas acima referidas aceitaram este desafio lançado pela DGT.

Assim, as provas de conceito vão ser iniciadas com a colaboração destas quatro empresas com recursos humanos, técnicos e financeiros próprios, durante os meses de março e abril.

A DGT está sempre disponível para colaborar neste processo de reestruturação das especificações técnicas da cartografia com outras empresas que venham a manifestar esse interesse.

A versão das especificações técnicas que está ser utilizada no âmbito das provas de conceito será disponibilizada publicamente no final do mês de março.

Após a conclusão das provas de conceito será disponibilizada uma nova versão das especificações técnicas, ao que se seguirá a sua publicação oficial.

Fotogaleria
Última atualização: sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.gov.pt

 © 2018 DGT - Todos os Direitos Reservados