Direção-Geral do Território
Cidades
As cidades albergam hoje mais de dois terços da população europeia. No último século, a Europa passou de um continente essencialmente rural para um continente predominantemente urbano, estimando-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas viva em aglomerações urbanas com mais de 5.000 habitantes. Embora o ritmo desta transformação tenha abrandado, a percentagem da população urbana continua a crescer. 

As cidades são o terreno privilegiado da ciência, da tecnologia, da inovação, da cultura e da criatividade, mas também são locais onde se manifestam com maior intensidade os problemas do desemprego, da pobreza e da exclusão social. Elas desempenham assim um papel crucial no desenvolvimento económico e social dos seus territórios e passam por elas os principais desafios do crescimento, da competitividade, da sustentabilidade, da coesão e da equidade que se colocam às sociedades actuais. Por outro lado, o crescimento da população urbana e o aumento de pressões ambientais que daí resultam representa um desafio crítico para as cidades, para a sua capacidade de desenvolver modos mais sustentáveis de habitar o território e de usufruir dos recursos naturais, na medida em que constituem os grandes sorvedouros de recursos naturais.

As cidades portuguesas acompanham estas dinâmicas europeias, sendo críticas para assegurar o desenvolvimento sustentável, integrado e harmonioso do território português e essenciais no seu contributo para a promoção das condições necessárias à competitividade e coesão nacional.
Última atualização: terça-feira, 18 de junho de 2013

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados