Direção-Geral do Território
Urban Analytics 2015
Cidades Analiticas 2015
Iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, promovida pela Direção‐Geral do Território e financiada pelo European Economic Area Grants no âmbito do Programa "Fundo para as Relações Bilaterais ao nível nacional".

A iniciativa contemplou a realização de uma Conferência Internacional que teve lugar em Lisboa no dia 22 de abril de 2015 e a atribuição do Prémio Cidades Analíticas 2015, orientado para ideias e projetos inovadores em Portugal no âmbito da analítica urbana e das cidades inteligentes e para o incentivo à criação e uso de ferramentas avançadas de processamento de dados como suporte à gestão urbana e à tomada de decisão.

Ainda no âmbito desta iniciativa, houve lugar à realização de um conjunto de workshops regionais, de Norte a Sul do país, com o objetivo de divulgar o tema e promover a iniciativa, e ainda identificar, a nível local e regional, casos de estudo e exemplos de projetos que estejam a ser implementados em Portugal.

Posteriormente, no âmbito da operação Fórum Cidades Sustentáveis 2020, enquanto instrumento da Estratégia ‘Cidades Sustentáveis 2020', foi compilado o conjunto das comunicações apresentadas nos eventos na publicação Cidades Analíticas - Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal.

Eventos associados:

Urban Analytics Conferência Internacional
Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal 
Lisboa, Reitoria da Universidade Nova, 22 de abril de 2015

A conferência internacional teve como objectivo a difusão do conhecimento sobre a temática da analítica urbana, o aumento da visibilidade internacional desta iniciativa, a promoção de parcerias institucionais e profissionais a longo prazo, a promoção do diálogo e da troca de experiências entre instituições e profissionais e o fortalecimento da cooperação entre Portugal e os países EFTA, particularmente, no âmbito das políticas urbanas. A conferência contou com mais de 200 participantes.

Programa e Apresentações | Fotografias

Prémio Cidades Analíticas 2015

Premiados

SinGeLu, projecto realizado em Águeda e apresentado por Carolina Baptista Alves, da empresa Talents&Treasures, ganhou o prémio Cidades Analíticas 2015, que visa reconhecer, estimular e premiar projetos e/ou as melhores práticas ao nível do desenvolvimento e implementação de soluções de "cidades analíticas" em Portugal.

Lisboa Interativa, apresentada por Rui Ricardo, da Câmara Municipal de Lisboa foi distinguida com Menção Honrosa.

As candidaturas apresentadas incidiram em diversas áreas temáticas, tais como: Economia urbana; Sociedade; Infraestrutura de investigação, ciência e tecnologia; Governança; Edifícios; Mobilidade; Energia; Ambiente; Serviços e foram avaliadas tendo em consideração as dimensões de:
  • Gestão, mediante ferramentas de gestão de informação que sejam a base para a posterior criação de sistemas urbanos mais eficientes;
  • Participação, mediante ferramentas que permitam informar e integrar os cidadãos no desenho e acompanhamento da implementação de determinadas medidas.
Despacho SEOTCN | Lista de candidatos

Urban Analytics workshops regionais
Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal 
Porto, Faro, Rio Maior, Coimbra, Évora. 10 a 20 de março de 2015
 
Porto, Auditório Casa das Artes, 10 de março de 2015
Programa e apresentações | Fotos | notícia sítio Câmara Municipal
 
Faro: Auditório CCDR Algarve, 12 de março de 2015
Programa e apresentações | Fotos
 
Rio Maior: Auditório da Câmara Municipal, 13 de março
Programa e apresentações | Fotos | gravação audio
 
Coimbra: Auditório Fundação CEFA, 19 de março de 2015
Programa e apresentações | Fotos
 
Évora: Auditório CCDR Alentejo, 20 de março
Programa e apresentações | Fotos
Última atualização: terça-feira, 13 de outubro de 2015

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados