Direção-Geral do Território
Série Temática Política de Cidades
Publicada desde 2008, a série conta com 7 números que obedecem a uma estrutura comum, incluindo uma parte orientada para a identificação dos desafios e uma outra contendo exemplos de boas práticas e bibliografia de referência.
 
Cada número apresenta alternativas metodológicas e expõe casos práticos de forma a promover a adequação e qualidade das propostas de ação sobre a Cidade:
 
1.      A energia nas cidades do futuro 
2.      Cidades inteligentes, governação territorial e TIC
3.      A identidade dos lugares e a sua representação colectiva
4.      Alterações climáticas e desenvolvimento urbano
5.      Governância e participação na gestão territorial
6.      Mobilidade, acessibilidade e logística urbana
7.      Segurança e Desenvolvimento Urbano

Na origem desta série esteve o apoio à implementação do instrumento POLIS XXI Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano. 
 
Os primeiros destinatários deste veículo de sensibilização e divulgação são as autarquias locais e os seus quadros políticos técnicos bem como os demais beneficiários do instrumento de política. A relevância dos conteúdos técnicos aliada ao formato gráfico seleccionado poderá ainda interessar a outros públicos profissionais ou académicos.
 
A energia nas cidades do futuro
Série temática Política das Cidades, n.º 1

A energia é um desafio central na gestão urbanística e no desenvolvimento urbano. A diversificação das fontes de energia, na ótica da produção, a melhoria das redes, na ótica da distribuição e a eficiência energética, na ótica do consumo, são estratégias a incorporar nas soluções urbanísticas e construtivas dos edifícios, uma vez que estes representam metade da energia consumida globalmente.
 


Cidades inteligentes, governação territorial e tecnologias de informação e comunicação
Série temática Política das Cidades, n.º 2


A aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação como suporte da gestão territorial é uma das principais frentes de inovação que hoje se abrem aos agentes nos processos de transformação territorial, criando novas possibilidades para a actuação da administração, a intervenção das organizações da sociedade civil e a participação dos cidadãos, potenciado a governança como factor de sucesso dos processos de transformação territorial. 
 
Ver documento
 

 
 
A identidade dos lugares e a sua representação
Série temática Política das Cidades, n.º 3

O espaço público é o principal património comum dos habitantes da cidade. Nas suas diversas formas - rua, praça, terreiro, jardim ou parque - é um elemento primordial da estruturação dos tecidos urbanos. É igualmente um elemento central da organização do ‘mapa mental' que cada um faz para si e lhe permite reconhecer-se e orientar-se na Cidade. Pela forma como se organiza e é construído e pelo modo como é usado e mantido, o espaço público, exprime muito do que é cada Cidade e a sociedade que nela habita.
 
 
 
Alterações climáticas e desenvolvimento urbano
Série temática Política das Cidades, n.º 4

Ao longo da última década, as alterações climáticas têm sido um dos grandes temas das Ciências da Terra. O debate sobre as medidas susceptíveis de influenciar positivamente as variáveis associadas ao fenómeno (mitigação) e sobre as medidas que poderão atenuar os efeitos mais gravosos para as sociedades humanas (adaptação) tem hoje um lugar cimeiro na agenda política europeia e mundial. As cidades, onde se concentra a população e a riqueza, são responsáveis por uma parcela importante dos consumos energéticos e são também particularmente vulneráveis aos efeitos previsíveis das alterações climáticas. Estão por isso no centro deste debate.

 
 
Governância e participação na gestão territorial
Série temática Política das Cidades, n.º 5

O território é um recurso colectivo cujo destino e modo de utilização interessa a todos. Promover uma boa governância territorial e estimular e organizar a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil nas reflexões e decisões de gestão territorial exige, não apenas a vontade política de o fazer, mas também técnicas e instrumentos apropriados, que assegurem a compreensão do que está em jogo e a comunicação entre os diferentes actores dos processos territoriais.

Ver documento
 
 
Mobilidade, Acessibilidade e Logística Urbana
Série temática Política das Cidades, n.º 6


Os transportes, as acessibilidades e a mobilidade de pessoas e mercadorias constituem hoje um dos temas centrais das políticas urbanas na medida em que visam, tanto a qualificação urbanística e ambiental, como a competitividade dos centros na disputa por novas funções no quadro regional, nacional e até europeu.

O padrão de mobilidade de uma cidade é objecto de primeira avaliação do ponto de vista das condições de competitividade, designadamente quanto a decisões de localização e geração de dinâmicas inovadoras, motores da reformulação contínua das redes no território e factor de regeneração do tecido urbano.

 
 
 
Segurança pública e desenvolvimento urbano
Série temática Política das Cidades, n.º 7



O modo como concebemos e concretizamos o desenvolvimento das nossas cidades, como planeamos e gerimos os bairros, desenhamos os espaços públicos e os fazemos interagir com os espaços privados, como proporcionamos a apropriação social dos lugares e a criação ou o reforço das identidades locais e regionais, são factores decisivos para que as nossas sociedades sejam mais coesas, para melhor qualidade de vida urbana e para que os cidadãos vivam e se sintam em segurança.
 
 
Última atualização: segunda-feira, 21 de março de 2016

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados