Direção-Geral do Território
F:ACTs!
Desenvolvido entre 2010 e 2012, o projeto F:ACTs - Forms for: Adapting to Climate Change through Territorial Strategies! teve como principal objetivo o desenvolvimento de abordagens territoriais integradas como forma de lidar com a questão das alterações climáticas e promover a adaptação de territórios rurais e periurbanos com baixa resiliência a fenómenos climáticos extremos.

Os dois parceiros portugueses elegeram o Baixo Vouga Lagunar, Aveiro, para desenvolver o seu projeto-piloto, uma área incluída na Rede Natura 2000 com elevados valores de biodiversidade e paisagem. Um nível do mar mais elevado, uma maior irregularidade do regime pluvial, cheias imprevisíveis dos rios e temperaturas mais elevadas, são alguns dos efeitos das alterações climáticas que aumentam a pressão neste território, único em Portugal.

Através da implementação de redes de partilha de conhecimento e da troca de experiências e boas práticas entre os vários parceiros e projetos-piloto associados aos F:ACTs!, o projeto deu um contributo significativo para o estado dos conhecimentos, não apenas no que respeita à problemática da adaptação às alterações climáticas, mas também em termos de abordagens integradas de desenvolvimento territorial e dos processos de governança a elas associados, como um instrumental de valor para responder de forma sustentável aos desafios colocados pelas alterações climáticas.

Os resultados do projeto envolveram, para além da realização de um conjunto de workshops e seminários, a publicação de um Handbook onde se procura sistematizar um quadro de referência para a definição e implementação de estratégias territoriais integradas no contexto da adaptação e do aumento da resiliência de áreas em risco.

No âmbito do projeto, a Direção-Geral do Território, enquanto organismo responsável pela promoção e implementação da Convenção Europeia da Paisagem, promoveu ainda a elaboração de um estudo sobre "A Multifuncionalidade da Paisagem no Baixo Vouga Lagunar: uma contribuição para a adaptação às alterações climáticas". Este estudo parte de uma análise da multifuncionalidade da paisagem e, na ótica da adaptação às alterações climáticas, vem propor um conjunto de medidas e de recomendações que favoreçam a implementação de um modelo de governança local e a definição de estratégias de ordenamento e gestão do território e da paisagem do Baixo Vouga Lagunar.

Para mais informações consulte o site do projeto: www.factsproject.eu
Última atualização: quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados