Direção-Geral do Território
Fase IGP
Em 2002, o SNIG passa a ser coordenado pelo Instituto Geográfico Português, entidade que resulta da fusão do ex-Centro Nacional de informação Geográfica com o ex- Instituto Português de Cartografia e Cadastro.
As suas intervenções centraram-se na reorganização dos conteúdos existentes e no desenvolvimento de aplicações para os utilizadores. Pretendia-se consolidar uma infra-estrutura que permitisse identificar, visualizar e explorar informação geográfica, bem como aceder a bases de dados temáticas, a partir das componentes Metadados, Produtos, Serviços e Mercado, interligadas entre si e suportadas por uma estrutura de dados harmonizada disponibilizada a partir dos respectivos produtores e acessível através do portal do SNIG.
(inserir figuras da página 5 da publicação sobre o IGP do Expresso)
No âmbito das redes temáticas, foram desenvolvidas aplicações para apoio ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e foi reactivada a DEMETER, rede de núcleos temáticos de detecção remota. Já no âmbito dos serviços foi desenvolvida, de acordo com as normas ISO 19115, uma aplicação designada por MIG, Metadados de Informação Geográfica, para a produção, actualização, pesquisa e visualização de metadados no SNIG. Foi ainda criado um serviço de localização geográfica e lançado um Fórum de discussão no SNIG.
Com a publicação da primeira versão do Editor MIG, em 2005, inicia-se uma série de acções de formação que têm como objectivo preparar os técnicos das entidades que produzem ou utilizam informação geográfica para a criação de metadados segundo as normas vigentes.
Durante o ano de 2006, o SNIG é sujeito a uma avaliação feita pela Novabase, que visa fundamentalmente a sua reformulação enquanto infra-estrutura e que resulta na criação do geoportal, desenvolvido no software GIS Portal Toolkit v.3, da ESRI.
 
Última atualização: quarta-feira, 22 de maio de 2013

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados