Direção-Geral do Território
Acesso Avançado
O acesso avançado permite a disponibilização dos instrumentos de gestão territorial (IGT) em vigor suportados em Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), e é na generalidade usado por utilizadores com mais conhecimentos, designadamente em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). 

O acesso avançado disponibiliza um conjunto de informação relevante e oficial, suportada em ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Para cada IGT são disponibilizados para consulta as peças escritas (regulamento), as peças gráficas (plantas), os metadados e a dinâmica (as várias alterações e revisões a que o plano foi sujeito desde a sua entrada em vigor, bem como os outros planos territoriais em vigor que abrangem, total ou parcialmente, a área de intervenção do plano que está a consultar).


Como base de referência para a visualização dispõe de uma carta-imagem de elevada resolução (ortofotomapas de 2010), só disponível a escalas superiores a 1/50.000, e que permite a visualização da informação territorial no sistema de coordenadas EPSG:3763 (PT-TM06/ETRS89). É possível, visualizar outro tipo de informação, como os limites administrativos da Carta Administrativa Oficial de Portugal, a Carta do Regime dos Usos do Solo (CRUS), a Carta das Unidades de Paisagem (CUP) que constituem informação geográfica oficial produzida pela DGT.

Caso seja efetuada uma consulta a escalas inferiores ou igual a 1/50.000 a base de referência será o Bing Maps. A qualidade e legibilidade das peças gráficas dos IGT disponibilizados no SNIT é função da qualidade dos originais que se encontram registados/depositados na DGT e que nos foram enviados pelas entidades responsáveis por esses planos.

Além das funcionalidades disponibilizadas, nomeadamente ativar ou desativar os diferentes níveis de informação, de modo a adaptar o que está a ver às suas necessidades e à sua estratégia de pesquisa e navegação, delimitar áreas e efetuar medições, efetuar vários tipos de pesquisas que envolvam vários critérios, são também acrescidas outras funcionalidades mais orientadas para um utilizador, mais especializado, suportado em ferramentas de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e Serviços Web, nomeadamente Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS).

Estes serviços web permitem aos seus utilizadores frequentes a integração/utilização da informação dos IGT nos seus GeoPortais ou ambientes SIG e a visualização da informação gráfica nos respetivos ambientes de trabalho, acedendo diretamente às Bases de Dados SNIT da DGT, o que garante aos utilizadores que estão a trabalhar sempre sobre as versões atualizadas da informação disponível, evitando redundâncias e propagações de erros por desatualização. O acesso a esta funcionalidade requer uma acreditação emitida pela DGT.
Selecione ACEDER AO GEOPORTAL, para entrar na aplicação que permite consulta aos IGT em vigor.  
Em caso de dificuldade contate-nos.
Última atualização: segunda-feira, 14 de março de 2016

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados