Direção-Geral do Território
Serviços WEB
O SNIT (Sistema Nacional de Informação Territorial) disponibiliza ao utilizador um conjunto de informação relevante e oficial, assim como funcionalidades acrescidas através do recurso a ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e serviços Web, nomeadamente Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS), que permite aos seus utilizadores a integração/utilização da informação dos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) nos seus GeoPortais e a visualização da informação gráfica nos respetivos ambientes de trabalho. Esta funcionalidade garante aos utilizadores que estão a trabalhar sempre sobre as versões atualizadas da informação disponível, evitando redundâncias e propagações de erros por desatualização.
 
São disponibilizados desde 2008, serviços Web através do SNIT. Atualmente existem cerca de 250 entidades públicas acreditadas e a utilizarem os serviços disponibilizados pelo SNIT.
Os serviços Web disponibilizados pelo SNIT foram implementados segundo as especificações desenvolvidas e publicadas pela Open Geospatial Consortium (OGC).

 
Serviços WMS  (Web Map Service) e WFS (Web Feature Service)
Os serviços WMS são um protocolo OGC que permitem a disponibilização dinâmica de imagens a partir de informação geográfica vetorial ou raster, apresentando a informação como imagens digitais para uma série de aplicações cliente, como sejam o ArcGIS, o GeoMedia, o GeoPortal INSPIRE, o Google Earth, o gvSIG, etc. As imagens digitais obtidas, ou mapas, não consistem nos próprios dados. Geralmente os mapas produzidos por WMS são concebidos em formato de imagem raster (PNG, GIF ou JPEG), mas ocasionalmente podem ser gráficos vetoriais em formato Scalable Vector Graphics (SVG) ou Web Computer Graphics Metafile (WebCGM). As operações WMS podem ser realizadas, através da internet, a partir de um navegador comum que fará a submissão das requisições sob a forma de uma URL (Uniform Resource Locator). Através do URL indica-se qual a informação que deve ser exibida (região geográfica e dado de interesse), bem como o sistema de referência espacial, além das caraterísticas da imagem de saída (altura e largura).
 
Os serviços WFS são uma especificação OGC que permitem operações de manipulação e consulta (inserção, remoção, atualização e pesquisa) de informação geográfica, fornecendo aos utilizadores os dados geográficos em formato vetorial codificados em Geography Markup Language (GML). Cada serviço WFS pode administrar um ou mais tipos de fenómenos, cada um dos quais tendo associado um XML (Extensible Markup Language) Schema que descreve a sua estrutura. Para aceder e manipular os fenómenos geográficos, o padrão WFS define interfaces que operam mediante a utilização de HTTP (Hyper Text Transport Protocol). Graças a estes interfaces, um utilizador ou serviço Web pode combinar, utilizar e gerir informação acerca dos fenómenos que constituem os mapas.

 
Consulta de serviços disponíveis
Estes serviços Web estão disponíveis no Portal Dados Abertos em http://www.igeo.pt/.
 
A disponibilização de serviços Web está agrupada por tipologia de Instrumento de Gestão Territorial. Os serviços são disponibilizados em três sistemas de referência: EPSG:4326 (Geográficas/WGS84), EPSG:3763 (PT-TM06/ETRS89) e EPSG:27492 (Datum 73/Modified Portuguese Grid).
 
A lista de serviços WMS disponibilizados através do SNIT pode ser consultada aqui

Se pretender obter mais informação sobre o acesso a este serviço, contacte a DGT (snit.wms@dgterritorio.pt).

Última atualização: sexta-feira, 11 de março de 2016

Latitude 38.726186
Longitude -9.158281
Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107 ¤ 1099-052 Lisboa, Portugal
Telefone (+351) 21 381 96 00   |   Fax (+351) 21 381 96 99   |   www.dgterritorio.pt

 © 2017 DGT - Todos os Direitos Reservados